É um exame médico que avalia a função do nervo óptico e do sistema visual.
Os PEVs são testes que consistem de sinais elétricos gerados principalmente pelo córtex occipital em resposta à estimulação visual.
O exame auxilia no diagnóstico de patologias que comprometem as vias visuais em quaisquer de seus segmentos, podendo ainda ser úteis na quantificação de déficits na acuidade visual.
Os PEVs podem ser usados para diagnosticar uma variedade de condições, incluindo:
Os PEVs também podem ser usados para monitorar a progressão de doenças do sistema visual e avaliar a eficácia do tratamento.
O paciente concentra a sua atenção em um monitor que projeta um estímulo luminoso, gerando uma resposta no córtex occipital cerebral, que é traduzida por um monitor de computador.
A estimulação monocular feita de duas formas:
Padrão reverso: utiliza-se um monitor que apresenta um estímulo transiente do tipo “tabuleiro de xadrez”.
Padrão flash: utiliza-se óculos específico que faz estímulos tipo flash vermelho. Realizado em pacientes com dificuldades de fixação do olhar ou em crianças.
Não há contraindicações absolutas para a realização desse exame.
Pacientes que utilizam lentes corretivas e óculos regularmente deverão levá-los ao dia do exame.
Recomenda-se que o paciente traga exames anteriores relacionados à patologia em investigação, inclusive relatório de avaliação oftalmológica e exame de imagem pertinente ao caso.
É importante notar que este é apenas um resumo sobre os potenciais evocados visuais.
A Clínica Luiz Carlos Pinto terá um prazer em recebê-lo(a) e poderá fornecer mais informações sobre o exame e procedimentos.
Agende o seu exame no local mais conveniente para você