Sobre a Clínica​

A Clínica de Eletrodiagnóstico Luiz Carlos Pinto, com sua matriz no Jardim Botânico e filial no bairro da Tijuca, na Cidade do Rio de Janeiro, foi criada há mais de 35 anos pelo Dr. Luiz Carlos Pinto e por sua esposa, a Dra. Vera Lucia Rocha Pinto. Durante todo este período a clínica tem se dedicado à neurofisiologia clínica, área em que é considerada uma referência nacional e internacional.
Os médicos, Dr. Luiz Carlos Pinto e a Dra. Vera Lucia, fizeram inicialmente a sua formação em neurofisiologia clínica pela “Academia de Electrodiagnóstico e Electromyografía de Puerto Rico”, com o Prof. Florencio Saez Junior, seguindo a escola do Prof. Ernest Johnson, da Universidade de Ohio, EUA. A seguir, complementaram a formação através do Prof. Arminius Cassvan, do Franklin General Hospital, em New York. Durante muitos anos participaram como Membros do “Board of Directors” (Diretoria Principal). da “American Society for Clínical Evoked Potentials”. Posteriormente o Dr. Luiz Carlos Pinto fez um aprimoramento em Hannover, na Alemanha. A seguir, o casal, à convite do Prof. Dr. Jun Kimura, na ocasião Presidente da “Word Federation of Neurology”, tiveram a grande oportunidade de estagiar no serviço do mesmo, na Universidade de Kyoto, Japão.

Sempre atuando juntos, o Dr. Luiz Carlos e a Dra. Vera Lucia publicaram inúmeros artigos médicos sobre neurofisiologia clínica, em revistas médicas nacionais e estrangeiras. Em 1996, através da Editora Atheneu, Rio de Janeiro, lançaram o livro “Eletroneuromiografia Clínica”, o primeiro livro publicado sobre o assunto em toda a América Latina. Em 2006, publicaram pela mesma editora o livro texto, “Neurofisiologia Clínica: Princípios Básicos e Aplicações”, com mais de 700 páginas. E, 2010 publicaram, a segunda edição desse livro, que também se esgotou pouco tempo depois. Em setembro de 2022, lançaram pela Editora Dilivros, a sua mais recente obra, o também livro texto. “Neurofisiologia Clínica: Aspéctos Práticos”. Essas obras além de pioneiras no Brasil e na América latina, são referências científicas na neurofisiologia clínica internacional.

Além dos livros citados, o Dr. Luiz Carlos Pinto e a Dra. Vera escreveram capítulos sobre neurofisiologia clínica em vários livros de autores de outras especialidades e o Dr. Luiz Carlos atuou como “Supervisor Técnico” na tradução de seis importantes livros de neurofisiologia clínica, publicados originalmente nos EUA e na Inglaterra e mais recentemente no Brasil, todos pela Editora Dilivros: “Eletroencefalografia: Abordagem Prática”; “Guia Prático de Neurofisiologia Clínica: Eletroencefalografia”; “Johnson: Eletromiografia Prática”; “Descomplicando a EMG”; Manual Ilustrado de Potenciais Evocados”; e Eletrodiagnóstico em Doenças de Nervos e Músculos”, do Prof Jun Kimura.

Além dos exames de Eletroneuromiografia e Potenciais Evocados, a clínica conta também com um “Setor de Bloqueio Neuromuscular”, no qual, seguindo os critérios e o protocolo do IMREA HC-FMUSP (Hospital das Clínicas – USP), onde o Dr. Luiz Carlos Pinto fez a sua formação nessa área, são realizados tratamentos com toxina botulínica, em pacientes portadores de distonias e espasticidade.

A Clínica Luiz Carlos Pinto terá um prazer em recebê-lo(a) e poderá fornecer mais informações sobre o exame e procedimentos.

Agende o seu exame no local mais conveniente para você