É um exame médico que avalia a integridade funcional das vias auditivas nervosas (nervo auditivo), auxilia na detecção de lesões auditivas até o córtex cerebral.
O PEATC é um exame não invasivo e indolor que avalia a função das vias auditivas, desde a cóclea até o tronco cerebral. O exame é realizado com a aplicação de estímulos sonoros, geralmente cliques, em cada ouvido. Os estímulos são captados por eletrodos colocados na cabeça do paciente e registrados por um computador.
É indicado para o diagnóstico de uma variedade de condições, incluindo:
O exame ajuda a avaliar se existe ou não perda auditiva, determinar o tipo de perda auditiva e o grau, estimar se a perda auditiva detectada na audiometria (exame que avalia a audição) é decorrente de uma lesão na cóclea (ouvido), no nervo auditivo ou no cérebro, além de pesquisar a integridade funcional das vias auditivas. O PEATC é usado também para diagnosticar o neurinoma do acústico (tumor do nervo auditivo).
A identificação precoce de alterações auditivas possibilita que, nos casos positivos, sejam realizados encaminhamentos necessários, tais como para intervenção médica e programas de habilitação e reabilitação.
Utilizam-se fones de concha ou de inserção para estimular individualmente cada ouvido, com uma série de cliques. Estimula-se cada via auditiva. O ouvido não estimulado está sujeito, por exemplo, a um som estático ou dissimulador.
Recomenda-se que o paciente leve outros exames relacionados com a patologia.
Recomenda-se que o paciente utilize confortáveis, ou, ainda, dê preferência ao uso de saia ou bermuda, que facilite a inserção dos eletrodos nos membros inferiores.
Ressaltando que a eletroneuromiografia é realizada em ambos os membros, braços ou pernas, com a finalidade de comparar as alterações encontradas entre o lado afetado e o lado sadio.
Não utilizar óleos ou cremes hidratantes.
Também é importante informar ao médico quais os medicamentos ou tratamentos são realizados, com especial atenção no caso do uso de anticoagulantes e se utiliza marcapasso ou implantes metálicos (ex. “platinas”).
É importante notar que este é apenas um resumo sobre o potencial auditivo do tronco cerebral.
A Clínica Luiz Carlos Pinto terá um prazer em recebê-lo(a) e poderá fornecer mais informações sobre o exame e procedimentos.
Agende o seu exame no local mais conveniente para você