Potenciais Evocados Genitocerebrais - PEGC​

É um exame médico que avalia a função das vias genitocerebrais, que são as vias nervosas que levam os estímulos sensoriais do órgão genital até o cérebro. O exame é realizado com a aplicação de estímulos elétricos no nervo dorsal do pênis ou do clitóris, e registra a atividade elétrica do cérebro em resposta a esses estímulos.

O PEGC é indicado para o diagnóstico de uma variedade de condições, incluindo:

• É indicado para avaliação das disfunções sexuais nos quais há suspeita de envolvimento dos cordões sacrais nos pacientes com suspeita de lesão medular mais alta ou de lesão encefálica.
  • Doenças da medula espinhal: O exame pode ser usado para detectar lesões que possam estar afetando as vias genitocerebrais.
  • Doenças do cérebro: O exame pode ser usado para detectar doenças que possam estar afetando as regiões do cérebro que controlam a função sexual.
  • Distúrbios sexuais: O exame pode ser usado para avaliar a função sexual em pacientes com disfunção erétil ou outros distúrbios sexuais.

O paciente permace deitado durante todo o exame, usa-se eletrodos e aplica-se o estímulo elétrico de baixa intensidade sobre o nervo pudendo, pênis ou clitóris

Recomenda-se que o paciente traga exames anteriores relacionados à patologia em investigação.

É importante notar que este é apenas um resumo sobre os potenciais evocados genitocerebrais.